quarta-feira, 16 de junho de 2010

memórias de uma gueixa

Já tinha lido o livro e agora estou a lê-lo outra vez, algo que não faço muito frequentemente. Vi a adaptação ao cinema no outro dia e é absolutamente lindo, é a transfiguração real e palpável de algo que eu projectei mentalmente ao ler o livro. Claro que os pormenores não são exactamente os mesmos mas está tão fiel ao livro quanto é possível.
A actriz principal é linda, e o efeito que a cor dos olhos tem no aspecto geral da personagem é arrebatador, apesar de não ser a cor natural dos olhos da actriz Ziyi Zhang.
Adoro simplesmente a cultura japanosa, os rituais, a simbologia, as noções de honra, coragem, lealdade, as leis estipuladas e transmitidas pelas famílias entre as gerações.
Adoro a arte das gueixas, a forma sublime com que entretinham, os gestos suaves, o andar, a forma decidida de olhar de quem sabe o efeito que causa sem nunca ser um olhar presunçoso, a capacidade de encantar um homem e o satisfazer com um vislumbre do seu pulso ao lentamente deitar chá numa taça, a forma recatada como encantam sem nunca se humilharem como muita gente faz hoje em dia...
Aconselho o livro e o filme a toda a gente que partilhe das minhas ideias e do meu fascínio por este mundo oculto, que se perdeu muito provavelmente entre os anos, as guerras, e as mudanças de mentalidade...
Se virem/lerem digam-me o que acharam...

1 comentário:

  1. Anónimo8.11.10

    Partilho da tua opinião e do teu gosto. A cultura Japonesa é uma das que mais me surpreende e fascina. As leis e lemas morais pelos quais se regem são completamente diferentes dos nossos. O filme é lindíssimo. Se gostas assim tanto de cultura Japonesa, podes tentar ver um filme mais indie que ganhou bastantes prémios este ano e eu também gostei bastante. O nome é: Still Walking. Não tem nada em comum com "Memórias de uma Gueixa" mas é muito bom.

    http://www.imdb.com/title/tt1087578/

    Já agora, gostei bastante do teu canto, voltarei cá. Beijinho

    ResponderEliminar