quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Marianne ou Elinor?

Estou a ler "Sensibilidade e Bom Senso" de Jane Austen. Estou praticamente no princípio, ainda, mas já me começo a questionar acerca de como lido com estas situações amorosas. Serei mais sensível ou sensata? Identifico-me mais com a paixão desmesurada de Marianne ou com o controlo inabalável de Elinor?
Nestas questões estamos todas (feminino porque penso que isto não se aplica em geral aos homens) condicionadas pelo dito coração e pelo cérebro. Devemos deixar-nos levar quando tudo parece que vai correr mal ou contermo-nos, perdermos memórias que nos marcariam como todas fazem optando por não viver?
Eu sou naturalmente impulsiva, tenho tendência a decidir as coisas no momento mas mesmo assim ainda pondero exaustivamente nos segundos que antecedem a escolha. Mas quando se trata do dito "amor", que acho que não lhe posso chamar isso na minha idade no meu caso, penso imenso, imagino tudo ao pormenor, as consequências de cada palavra que vou dizer, de cada decisão que tomo. Escondo muitas vezes o que sinto, mostrando-o apenas subtilmente para ver um lampejo da reacção da outra pessoa, para não me atirar de cabeça para o vazio porque isso nunca pode correr bem.
Mas quando sinto que a outra pessoa nutre algum afecto por mim dou-me por inteiro, demasiado provavelmente, porque o que geralmente acontece é que saio magoada da situação.
Com as relações que correram mal fiquei cada vez mais "Elinor", mais fechada e contida, amando com igual intensidade que a irmã, mas sendo-lhe impossível demonstrar tal afecto por medo de sofrer e por respeito às regras sociais, algo absurdas da época.
Quem me dera ser mais "Marianne" por vezes, talvez encontre uma maneira de voltar a transparecer essa minha faceta.

P.S: Desculpem a imagem mas não arranjei nenhuma decente da capa do livro. Quando acabar de ler faço uma apreciação global. Beijos*

3 comentários:

  1. awww, esse é um dos livros que eu quero mesmo ler. Não coneheço benm a história porque quando pergunto qual é a base dizemme sempre "ah,é sobre sensibilidade e bom senso" e eu fico na mesma. Acho que eu seria sansata. Mais racional do que "apaixonada". Portanto acho que me identifico com a Elinor

    ResponderEliminar
  2. Foi dos meus livros favoritos durante muito tempo, li e reli… depois li o orgulho e preconceito e fiquei novamente maravilhada pela escrita fantástica da Jane Austen. Eu sou mais como a Elinor, e nem penso que possa culpar a vida por isso, acho que sempre fui muito racional na minha vida, apesar de por vezes, como todas nós, me deixar levar pela paixão.

    Quando dizes que na tua idade não podes falar de amor não concordo contigo, é um amor diferente que sentimos quando somos mais novos, mas não deixa de ser amor e o sofrimento é realmente verdadeiro.

    Beijinhos (se nunca viste, depois vê o filme eu gostei bastante também, apesar de nada bater a série do orgulho e preconceito com o Colin Firt como Mr. Darcy).

    ResponderEliminar
  3. Sem sombra de duvidas Elinor até morrer. :D

    Adoro o livro, adoro o filme e adoro a escritora! :)

    ResponderEliminar